O que é a b-on?
...A b-on
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras, através de assinaturas negociadas a nível nacional com essas editoras.
Esta biblioteca começou a ser planeada em 1999, altura em que na programação do Quadro Comunitário de Apoio foi referida por "Biblioteca Nacional de C e T em Rede". Em 2000, o OCT – Observatório das Ciências e Tecnologias procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas de todas as instituições portuguesas para preparar as negociações com as editoras, em 2001 foi disponibilizada a importante ferramenta de bibliografia científica Web of Knowledge , do Instituto de Informação Científica de Filadélfia, que permitiu o acesso a títulos, resumos e informação de citações e impactos de cerca de 8.500 revistas, incluindo registos desde 1945. Também em 2001 foi iniciada pelo OCT a negociação com as principais editoras.
A disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, foi assegurada em Março de 2004. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 publicações.
Acompanhamento, coordenação e financiamento ...
O acompanhamento e a coordenação da Biblioteca do Conhecimento Online são assegurados pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP sendo a respectiva infraestrutura técnica, o apoio aos utilizadores,designadamente na área da formação, e a relação com os editores e restantes fornecedores de conteúdos assegurada pela FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional.
Desde o ano de 2004 que a b-on tem vindo a ser financiada pelas seguintes entidades: POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, Instituições utilizadoras e UMIC. As percentagens de comparticipação de cada uma destas entidades sofreram alterações ao longo dos anos, de acordo com os modelos de financiamento que foram sendo aprovados. No que respeita ao financiamento do POSC, este terminou no final do primeiro semestre de 2009.
Requisitos
Para que uma instituição possa aderir à b-on é necessário que satisfaça dois requisitos: um relativo à sua natureza, outro de ordem técnica.
Natureza da instituição
Podem aderir à b-on as instituições dos seguintes tipos:
• Instituições do ensino superior (públicas ou privadas);
• Instituições de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (públicas ou privadas);
• Instituições integradas na Administração Pública;
• Instituições privadas sem fins lucrativos;
• Instituições hospitalares
Requisito técnico
As instituições interessadas em aderir têm de disponibilizar as condições técnicas necessárias ao correcto acesso à b-on aos utilizadores autorizados. Sendo o controlo de acesso aos conteúdos validado por Internet Protocol (IP), é necessário que a instituição tenha IP fixo.
Estudantes
Professores
Investigadores
Profissionais de saúde
Bibliotecários
Esta área do site b-on tem como principal objectivo ajudá-lo a analisar as suas competências ao nível da pesquisa e utilização da informação científica, bem como ajudá-lo a desenvolver e melhorar competências que já detém.
Aceder à b-on a partir de casa?
É possível aceder à b-on fora das instituições aderentes, por exemplo, a partir de casa através de:
• Proxy; e
• VPN – Virtual Private Network.
A disponibilização destes serviços compete exclusivamente a cada uma das instituições membro tendo-se a b-on limitado a prever nos contratos que celebrou com os fornecedores de conteúdos estas formas de acesso.
Assim, a partir de casa pode fazer pesquisas, criar e gerir a área pessoal, aceder aos resumos e às tabelas de conteúdos. Se, entretanto, possuir acesso via proxy ou VPN poderá igualmente aceder ao texto integral.
Para saber mais fale com o bibliotecário da sua instituição
Aceder ao serviço de pesquisa da b-on?
O acesso ao serviço de pesquisa da b-on é feito através do site http://www.b-on.pt/ ou através do URL do portal (http://secure.b-on.pt).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário